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Caro professor, caso tenha qualquer questionamento,
não hesite em nos contactar pelo e-mail:
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DESCRIÇÃO |
Esta atividade explora, através de vários exemplos, o uso de diagramas de árvore na solução de problemas envolvendo probabilidade condicional. |
OBJETIVOS |
O objetivo desta atividade é desenvolver no aluno a capacidade de |
QUANDO USAR? |
Essa atividade explora o conceito de probabilidade condicional, tópico normalmente estudado ao final da apresentação do conteúdo de Probabilidade. Dessa forma, deve ser usada como uma atividade de encerramento desse tópico, explorando-se as diversas propriedades já vistas. |
COMO USAR? |
Embora a seleção dos problemas seja feita aleatoriamente pelo programa, caso seja possível, esta atividade pode ser apresentada durante uma aula em um laboratório de informática. Com o auxílio de um datashow (projetor multimídia), você, professora ou professor, deve apresentar um dos problemas e discutir passo a passo a solução.
Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página inicial da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/arvore/
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS | ||||||||||
Eis algumas sugestões de pontos que você deve abordar em sua aula.
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE |
Depois que os alunos resolverem a atividade em casa ou no laboratório, sugerimos que você faça em sala de aula os exercícios propostos no Formulário de Acompanhamento do Aluno, chamando atenção para a formalização das soluções e as propriedades envolvidas. |
REFERÊNCIAS |
Morgado, A.C.O.; Carvalho, J.B.P.; Carvalho, P.C.P.; Fernandez, P.
Análise Combinatória e Probabilidade, Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006
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