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Caro professor, caso tenha algum questionamento de qualquer natureza, não hesite em nos contactar pelo e-mail: |
DESCRIÇÃO E OBJETIVOS |
Nessa atividade apresentam-se animações que ilustram a construção geométrica das médias aritmética, geométrica, harmônica e quadrática de dois números. Exploram-se, nessas animações, propriedades de triângulos, trapézios e círculos, que levam ao estabelecimento das relações entre as diversas médias. |
QUANDO USAR? |
Essa atividade pode ser usada como um exercício de aplicação de congruência e semelhança de triângulos e trapézios, bem como no estudo da relação entre as médias. |
COMO USAR? |
Dada a natureza da atividade, composta por diversos filmes, é aconselhável que os alunos trabalhem individualmente em um laboratório ou em casa, preenchendo um Formulário de Acompanhamento. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/geomedias/, http://www.cdme.im-uff.mat.br/geomedias/ ou,
se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola
instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão
com a internet. Neste caso, não será possível o acesso a links externos.
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS |
Como o aluno deverá trabalhar inidividualmente nessa atividade, talvez seja interessante repassar propriedades e conceitos importantes para a resolução da mesma:
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE |
Depois que os alunos resolverem a atividade em casa ou no laboratório, sugerimos que você faça em sala de aula os exercícios propostos no
Formulário de Acompanhamento do Aluno, discutindo as dúvidas e salientando, mais uma vez, os principais conceitos.
∑(xi − μ)2 ≥ 0 |
AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório. |
REFERÊNCIAS |
[1] Boyer, C.B.
História da Matemática, 2a. edição. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1996
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