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DESCRIÇÃO E OBJETIVOS

Nessa atividade apresentam-se animações que ilustram a construção geométrica das médias aritmética, geométrica, harmônica e quadrática de dois números. Exploram-se, nessas animações, propriedades de triângulos, trapézios e círculos, que levam ao estabelecimento das relações entre as diversas médias.


QUANDO USAR?

Essa atividade pode ser usada como um exercício de aplicação de congruência e semelhança de triângulos e trapézios, bem como no estudo da relação entre as médias.


COMO USAR?

Dada a natureza da atividade, composta por diversos filmes, é aconselhável que os alunos trabalhem individualmente em um laboratório ou em casa, preenchendo um Formulário de Acompanhamento. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades):

geomedias-aluno.rtf.

Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone:


OBSERVAÇÕES TÉCNICAS

A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links http://www.uff.br/cdme/geomedias/, http://www.cdme.im-uff.mat.br/geomedias/ ou, se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão com a internet. Neste caso, não será possível o acesso a links externos.

A atividade pode ser executada em qualquer sistema operacional: Windows, Linux e Mac OS. Porém, para executá-la, é preciso que o computador tenha a linguagem JAVA instalada, bem como o Adobe Flash Player.

A instalação da linguagem JAVA pode ser feita seguindo as orientações disponíveis no seguinte link http://www.java.com/pt_BR/.

Para o Flash Player, siga as instruções de download e instalação no link http://get.adobe.com/br/flashplayer/.

Acessibilidade: a partir da Versão 2 do Firefox e da Versão 8 do Internet Explorer, é possível usar as combinações de teclas indicadas na tabela abaixo para ampliar ou reduzir uma página da internet, o que permite configurar estes navegadores para uma leitura mais agradável.

Combinação de Teclas Efeito
Ampliar
Reduzir
Voltar para a configuração inicial

Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade.


DICAS

Como o aluno deverá trabalhar inidividualmente nessa atividade, talvez seja interessante repassar propriedades e conceitos importantes para a resolução da mesma:

1) Critérios de congruência e semelhança de triângulos

2) Proporcionalidade entre lados, alturas e áreas de triângulos semelhantes

3) Propriedades de triângulos retângulos

4) Ângulos inscritos em um círculo


QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Depois que os alunos resolverem a atividade em casa ou no laboratório, sugerimos que você faça em sala de aula os exercícios propostos no Formulário de Acompanhamento do Aluno, discutindo as dúvidas e salientando, mais uma vez, os principais conceitos.

É importante destacar a relação entre as médias nos diferentes contextos. Nos círculos, essa relação é decorrente da própria construção e da relação entre catetos e hipotenusa de um triângulo retângulo. Para as médias no trapézio, você pode baixar aqui um arquivo em formato pdf com a demonstração.

Na referência [4], Anexo 1 do Capítulo 3, há uma demonstração da relação entre as médias aritmética, geométrica e harmônica para o caso geral de n números não negativos.

A demonstração de que a média quadrática é maior que a média aritmética segue dos seguintes resultados, em que μ é a média aritmética dos números x1, x2, ..., xn:

∑(xiμ)2 ≥ 0

∑(xiμ)2 = ∑xi2nμ2


AVALIAÇÃO

Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório.


REFERÊNCIAS

[1] Boyer, C.B. História da Matemática, 2a. edição. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1996

[2] Silva, T. R.; Almeida, D. M. As desigualdades entre as médias aritmética, geométrica, harmônica e quadrática de dois números reais. FAMAT em Revista, no. 6, maio 2006, pp. 62-74. Download em outubro de 2009 a partir de http://www.famat.ufu.br/revista/revistamai2006/artigos/Artigo_Thiago_Dulce.pdf

[3] Faradj, M. K. Which means do you mean? An exposition on means. Dissertação de mestrado, Louisiana State University, download em outubro 2009 a partir de http://etd.lsu.edu/docs/available/etd-07082004-091436/unrestricted/Faradj_thesis.pdf

[4] Farias, A. M. L.; Laurencel, L. C. Estatística Descritiva. Apostila. Departamento de Estatística. Niterói: UFF 2008 (versão para download em http://www.professores.uff.br/anafarias/estdesc_2008.pdf


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