|
Caro professor, caso tenha algum questionamento de qualquer natureza, não hesite em nos contactar pelo e-mail: |
DESCRIÇÃO |
Esta atividade apresenta um conjunto de programas que permitem explorar o efeito da escala sobre a aparência dos seguintes gráficos: histograma, gráfico de colunas e gráfico temporal. |
OBJETIVOS |
O uso de gráficos é bastante comum na apresentação de resultados de pesquisas em quase todas as áreas de conhecimento. Apesar desse uso generalizado, nem sempre a interpretação, ou mesmo a construção, são feitas corretamente. Um aspecto importante na construção e interpretação de gráficos é a escala. |
QUANDO USAR? |
Para apreender as idéias apresentadas aqui, é importante que o aluno já saiba como construir e quando usar cada tipo de gráfico. Assim, essa atividade deve ser apresentada como uma finalização do estudo de gráficos. |
COMO USAR? |
Essa atividade deve ser usada preferencialmente num laboratório de informática, onde os alunos terão condições de explorar os diferentes gráficos. Mas, caso seja necessário, você, professora ou professor, pode apresentá-la em sala de aula, com a utilização de um datashow (projetor multimídia). Nesse caso, é importante que você peça aos alunos para fazerem novas explorações individualmente e, neste momento, eles deverão preencher algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): graficosesuasescalas-aluno.rtf. Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS |
Na apresentação dessa atividade, é importante que seja reforçado cada aspecto da construção dos diferentes gráficos. Discuta como cada gráfico seria construído à mão, quais cuidados devem ser tomados na definição das escalas, a necessidade de títulos claros e objetivos. |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/pesqest/, http://www.cdme.im-uff.mat.br/pesqest/ ou,
se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola
instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão
com a internet.
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE |
Sugerimos fortemente que seja feita uma discussão com os alunos
após a realização da tarefa. Se você optou por levá-los ao laboratório,
isto pode ser feito no próprio laboratório,
logo após o término da atividade. Se você optou
por um exercício extra-classe, a discussão pode ser feita
quando da devolução do questionário. |
AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório. |
REFERÊNCIAS |
Cazorla, I. M.; Santana, E.R.S.
Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio, 2a. edição, rev. Itabuna/Ilhéus: Via Litterarum, 2009. |
|