GUIA DO PROFESSOR

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DESCRIÇÃO

Esta atividade apresenta um conjunto de programas que permitem explorar o efeito da escala sobre a aparência dos seguintes gráficos: histograma, gráfico de colunas e gráfico temporal.


OBJETIVOS

O uso de gráficos é bastante comum na apresentação de resultados de pesquisas em quase todas as áreas de conhecimento. Apesar desse uso generalizado, nem sempre a interpretação, ou mesmo a construção, são feitas corretamente. Um aspecto importante na construção e interpretação de gráficos é a escala.

O objetivo dessa atividade é explorar o efeito da escala sobre a aparência visual dos histogramas e gráficos de colunas ou temporais.


QUANDO USAR?

Para apreender as idéias apresentadas aqui, é importante que o aluno já saiba como construir e quando usar cada tipo de gráfico. Assim, essa atividade deve ser apresentada como uma finalização do estudo de gráficos.


COMO USAR?

Essa atividade deve ser usada preferencialmente num laboratório de informática, onde os alunos terão condições de explorar os diferentes gráficos. Mas, caso seja necessário, você, professora ou professor, pode apresentá-la em sala de aula, com a utilização de um datashow (projetor multimídia). Nesse caso, é importante que você peça aos alunos para fazerem novas explorações individualmente e, neste momento, eles deverão preencher algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades):

graficosesuasescalas-aluno.rtf.

Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone:


OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS

Na apresentação dessa atividade, é importante que seja reforçado cada aspecto da construção dos diferentes gráficos. Discuta como cada gráfico seria construído à mão, quais cuidados devem ser tomados na definição das escalas, a necessidade de títulos claros e objetivos.


OBSERVAÇÕES TÉCNICAS

A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links http://www.uff.br/cdme/pesqest/, http://www.cdme.im-uff.mat.br/pesqest/ ou, se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão com a internet.

A atividade pode pode ser executada em qualquer sistema operacional: Windows, Linux e Mac OS. Porém, para executá-lo, é preciso que o computador tenha a linguagem JAVA instalada. A instalação da linguagem JAVA pode ser feita seguindo as orientações disponíveis no seguinte link http://www.java.com/pt_BR/.

Importante: algumas distribuições Linux vem com o interpretador JAVA GCJ Web Plugin que não é compatível com o applet da atividade. Neste caso, recomendamos que você solicite ao responsável pelo laboratório da escola que instale o interpretador nativo da Sun, disponível no link http://www.java.com/pt_BR/.

Acessibilidade: a partir da Versão 2 do Firefox e da Versão 8 do Internet Explorer, é possível usar as combinações de teclas indicadas na tabela abaixo para ampliar ou reduzir uma página da internet, o que permite configurar estes navegadores para uma leitura mais agradável.

Combinação de Teclas Efeito
Ampliar
Reduzir
Voltar para a configuração inicial

Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade.



QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Sugerimos fortemente que seja feita uma discussão com os alunos após a realização da tarefa. Se você optou por levá-los ao laboratório, isto pode ser feito no próprio laboratório, logo após o término da atividade. Se você optou por um exercício extra-classe, a discussão pode ser feita quando da devolução do questionário.

Discuta as questões apresentadas ao final da atividade e no formulário de acompanhamento. Todas elas envolvem conceitos importantes, que devem ser bem assimilados pelos alunos.


AVALIAÇÃO

Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um relatório descrevendo as perguntas e respostas apresentadas na discussão em sala de aula. Nesse relatório, o professor poderá avaliar as capacidades de compreensão, argumentação e organização do aluno. Recomendamos que o questionário preenchido durante a realização da atividade seja anexado ao relatório.


REFERÊNCIAS

Cazorla, I. M.; Santana, E.R.S. Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio, 2a. edição, rev. Itabuna/Ilhéus: Via Litterarum, 2009.

Triola. M. F. Introdução à Estatística, 10a. edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2008.

Iezzi, G.; Dolce, O.; Degenszjan, D.; Périgo, R.; Almeida, N. Matemática - Ciência e Aplicações, 4a. edição. São Paulo: Editora Atual, 2006.


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