|
Caro professor, caso tenha qualquer questionamento,
não hesite em nos contactar pelo e-mail:
|
DESCRIÇÃO |
Esta atividade apresenta um software para explorar algumas propriedades de medidas de posição. |
OBJETIVOS | |||||||||
O objetivo geral desta atividade é explorar algumas propriedades da média aritmética simples, da moda e da mediana de uma distribuição de dados. Dentre os objetivos específicos, podemos citar:
|
QUANDO USAR? |
A abordagem do conteúdo de Análise de Dados, em geral, inicia-se com a apresentação de exemplos e conceitos básicos sobre pesquisas estatísticas (ver atividade Pesquisas Estatísticas no Dia a Dia). Em seguida, apresentam-se as tabelas de frequências e seus gráficos, uma vez que estes são recursos bastante comuns utilizados na divulgação dos resultados de tais pesquisas (ver atividade Distribuições de Frequências e Seus Gráficos). Continuando com a idéia de organização e resumo dos dados, a próxima etapa é apresentar as medidas de posição e dispersão.
|
COMO USAR? |
Como ferramenta de auxílio do professor, essa atividade pode ser apresentada em sala de aula com a utilização de um datashow para ilustrar dinamicamente as propriedades introduzidas. No entanto, é fundamental que o aluno explore a atividade por si só. Assim, sugerimos que você, professora ou professor, peça aos alunos que façam a atividade em casa ou no laboratório de informática da sua escola. Para completar o estudo das proriedades, é importante que eles respondam às questões colocadas ao final de cada módulo. Durante a realização da atividade extraclasse, recomendamos fortemente que o aluno preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/medidasposicao/,
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS | |||||||
A seguir estão algumas dicas para facilitar o uso dessa atividade em sala de aula.
|
AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos escreverem um resumo das propriedades vistas na atividade. Esse resumo deve ser avaliado em conjunto com o Formulário de Aompanhemanto do Aluno, preenchido quando da realização da atividade extraclasse. |
REFERÊNCIAS |
Triola, M. F.
Introdução à Estatística, 10a. edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2008.
|
|