GUIA DO PROFESSOR

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OBJETIVO GERAL

Na introdução das ferramentas estatísticas de análise de dados, é importante apresentar inicialmente, a título de motivação, alguns exemplos de pesquisas estatísticas para, em seguida, discutir diferentes formas de apresentação de dados. Dada a grande diversidade de temas ou áreas de aplicação da Estatística, é interessante, não só fornecer aos alunos esses exemplos, como também estimulá-los a investigar temas de interesse que possam ser abordados sob a ótica da análise de dados estatísticos.

Esta atividade apresenta alguns exemplos de pesquisas estatísticas que mostram a importância de tais levantamentos na vida de um país, introduzindo alguns conceitos básicos da análise de dados.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Nesta atividade, além de alguns exemplos de pesquisas estatísticas, são apresentados conceitos que devem ser discutidos em sala através destes e de outros exemplos. Dentre eles podemos citar: pesquisa censitária versus pesquisa por amostragem, população e amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, variáveis quantitativas discretas e contínuas.


QUANDO USAR?

Sugerimos que a atividade seja utilizada como uma introdução ao estudo das ferramentas de análise de dados. Dessa forma, essa deve ser a primeira aula sobre o tema Análise de Dados. É interessante mostrar ao aluno que mesmo pesquisas complexas, como um Censo Demográfico Brasileiro, usam ferramentas de análise de dados simples como tabelas e gráficos na apresentação de seus resultados.


COMO USAR?

Como essa atividade não exige interferência ativa do aluno, sugerimos que sua apresentação seja feita em sala de aula, com a utilização de um datashow (projetor multimídia). Antes de abrir a tela com uma determinada pesquisa, faça uma discussão para determinar o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Ao serem exibidos conceitos como população, amostra, variável qualitativa, etc., instigue os alunos a apresentarem novos exemplos.

Como atividade extraclasse, você deve pedir que o aluno releia a atividade completa utilizando o laboratório ou o computador em casa. Caso ele tenha acesso à internet, peça que visite os endereços indicados ao final de cada pesquisa. A título de relaxamento, indique o quebra-cabeça e o jogo de palavras cruzadas!

Durante a realização da atividade extraclasse, recomendamos fortemente que o aluno preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades):

pesqest-aluno.rtf.

Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone:


OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS

Embora essa atividade possa parecer monótona e desinteressante para o aluno, nela são apresentados conceitos muito importantes. Assim, é fundamental que você, professor ou professora, estimule o aluno não só a estudar toda ela, como também a ampliar o horizonte de aplicações.

Tente trazer para a sua realidade os diversos exemplos de pesquisa apresentados. Veja quais os impactos do Censo Escolar na sua escola. Veja como os resultados de diversas pesquisas sobre o seu município são resumidos na página do IBGE no link http://www.ibge.gov.br/cidadesat/. Acompanhe os resultados das pesquisas eleitorais para a prefeitura da capital do seu estado.

Qualquer que seja a forma de apresentação da atividade, você deve pedir aos alunos que elaborem um relatório a ser entregue junto com o Formulário de Acompanhamento. É importante desenvolver no aluno a capacidade de organização e síntese em forma escrita.


OBSERVAÇÕES TÉCNICAS

A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links http://www.uff.br/cdme/pesqest/, http://www.cdme.im-uff.mat.br/pesqest/ ou, se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão com a internet. Neste caso, não será possível o acesso aos links externos.

A atividade pode ser executada em qualquer sistema operacional: Windows, Linux e Mac OS. Para o jogo de palavras cruzadas e o quebra-cabeça, é necessário ter instalado o Adobe Flash Player. Siga as instruções de download e instalação no link http://get.adobe.com/br/flashplayer/.

Acessibilidade: a partir da Versão 2 do Firefox e da Versão 8 do Internet Explorer, é possível usar as combinações de teclas indicadas na tabela abaixo para ampliar ou reduzir uma página da internet, o que permite configurar estes navegadores para uma leitura mais agradável.

Combinação de Teclas Efeito
Ampliar
Reduzir
Voltar para a configuração inicial

Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade.


DICAS

É comum os alunos se confundirem com alguns conceitos apresentados nesta atividade. Assim, vale a pena repassar as definições sempre que possível, apresentando novos exemplos.

População e amostra
Chame a atenção para o fato de que a população de uma pesquisa estatística não é necessariamente formada por seres humanos. Ela é definida pelos objetivos da pesquisa. Se o objetivo é levantar as condições dos hospitais municipais de uma cidade, então a população é formada por todos os hospitais municipais da cidade. Uma amostra, sendo um subconjunto da população, será formada pelo mesmo tipo de elementos.

Variáveis qualitativas e quantitativas
A classificação correta do tipo de variável é fundamental para a escolha adequada das ferramentas de análise. Apesar de classificarem corretamente variáveis como gênero, religião, muitas vezes os alunos se confundem com as diferentes formas de representação das variáveis. Por exemplo, é comum codificar a variável gênero como 1 para Masculino e 2 para Feminino. Chame a atenção para o seguinte fato: não faz sentido somar esses números. Logo, essa é apenas uma representação numérica para uma variável qualitativa. Por outro lado, algumas variáveis quantitativas muitas vezes são registradas como qualitativas. Renda é um bom exemplo; uma pesquisa pode pedir que as pessoas apenas indiquem em que classe de renda se enquadram: Alta, Média, Baixa. Mesmo que essas classes sejam definidas por um intervalo numérico, a resposta a ser tabulada é a classificação.


AVALIAÇÃO

Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um texto descrevendo as principais características do seu ambiente doméstico. Nessa descrição, eles devem definir e classificar as variáveis escolhidas. Estimule-os a fazer um texto amplo, para explorar a capacidade de argumentação e organização do aluno. Recomendamos que esse texto e o questionário de acompanhamento preenchido durante a realização da atividade sejam avaliados em conjunto para identificar dúvidas ainda existentes, que deverão ser explicadas antes de se passar para a próxima etapa de Apresentação de Dados.


REFERÊNCIAS

Triola, M. F. Introdução à Estatística, 10a. edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2008.

Iezzi, G.; Dolce, O.; Degenszjan, D.; Périgo, R.; Almeida, N. Matemática - Ciência e Aplicações, 4a. edição. São Paulo: Editora Atual, 2006.


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