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Caro professor, caso tenha algum questionamento de qualquer natureza, não hesite em nos contactar pelo e-mail: |
OBJETIVO GERAL |
Na introdução das ferramentas estatísticas de análise de dados,
é importante apresentar inicialmente, a título de motivação, alguns exemplos de pesquisas estatísticas para, em seguida, discutir diferentes formas de apresentação de dados. Dada a grande diversidade de temas ou áreas de aplicação da Estatística, é interessante, não só fornecer aos alunos esses exemplos, como também estimulá-los a investigar temas de interesse que possam ser abordados sob a ótica da análise de dados estatísticos.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Nesta atividade, além de alguns exemplos de pesquisas estatísticas, são apresentados conceitos que devem ser discutidos em sala através destes e de outros exemplos. Dentre eles podemos citar: pesquisa censitária versus pesquisa por amostragem, população e amostra, variáveis qualitativas e quantitativas, variáveis quantitativas discretas e contínuas. |
QUANDO USAR? |
Sugerimos que a atividade seja utilizada como uma introdução ao estudo das ferramentas de análise de dados. Dessa forma, essa deve ser a primeira aula sobre o tema Análise de Dados. É interessante mostrar ao aluno que mesmo pesquisas complexas, como um Censo Demográfico Brasileiro, usam ferramentas de análise de dados simples como tabelas e gráficos na apresentação de seus resultados. |
COMO USAR? |
Como essa atividade não exige interferência ativa do aluno, sugerimos que sua apresentação seja feita em
sala de aula, com a utilização de um datashow (projetor multimídia). Antes de abrir a tela com uma determinada pesquisa, faça uma discussão para determinar o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Ao serem exibidos conceitos como população, amostra, variável qualitativa, etc., instigue os alunos a apresentarem novos exemplos.
Durante a realização da atividade extraclasse, recomendamos fortemente que o aluno preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades): Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES METODOLÓGICAS |
Embora essa atividade possa parecer monótona e desinteressante para o aluno, nela são apresentados conceitos muito importantes. Assim, é fundamental que você, professor ou professora, estimule o aluno não só a estudar toda ela, como também a ampliar o horizonte de aplicações.
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OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/pesqest/, http://www.cdme.im-uff.mat.br/pesqest/ ou,
se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola
instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão
com a internet. Neste caso, não será possível o acesso aos links externos.
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS |
É comum os alunos se confundirem com alguns conceitos apresentados nesta atividade. Assim, vale a pena repassar as definições sempre que possível, apresentando novos exemplos.
População e amostra
Variáveis qualitativas e quantitativas
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AVALIAÇÃO |
Como instrumento de avaliação, sugerimos que você peça para os alunos elaborarem um texto descrevendo as principais características do seu ambiente doméstico. Nessa descrição, eles devem definir e classificar as variáveis escolhidas. Estimule-os a fazer um texto amplo, para explorar a capacidade de argumentação e organização do aluno. Recomendamos que esse texto e o questionário de acompanhamento preenchido durante a realização da atividade sejam avaliados em conjunto para identificar dúvidas ainda existentes, que deverão ser explicadas antes de se passar para a próxima etapa de Apresentação de Dados. |
REFERÊNCIAS |
Triola, M. F.
Introdução à Estatística, 10a. edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2008.
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