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DESCRIÇÃO

Nesta atividade apresentam-se duas aplicações de Matemática Financeira. A primeira lida com os rendimentos mensais da caderneta de poupança e a segunda, com o índice de inflação medida pelo INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor.


OBJETIVOS

O objetivo desta atividade é apresentar exemplos do dia a dia referentes a juros, índices e taxas de variação. Esses exemplos abordam os seguintes tópicos:

1) índices de base fixa versus índcies de base móvel

2) comparação de índices

3) índices e taxas acumulados

4) rendimento real de aplicações


QUANDO USAR?

Essa atividade complementa o estudo de juros, índices e taxas, apresentando exemplos práticos de matemática financeira básica. Dentro do escopo das atividades desenvolvidas pelos professores do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense no projeto CDME, a sequência natural das atividades relativas ao tópico de Matemática Financeira é a seguinte:


COMO USAR?

Embora a seleção dos dados dos problemas seja feita aleatoriamente pelo programa, caso seja possível, esta atividade pode ser apresentada durante uma aula em um laboratório de informática. Com o auxílio de um datashow (projetor multimídia), você, professora ou professor, deve apresentar um dos problemas e discutir passo a passo a solução.

Em seguida, peça aos alunos para trabalharem, individualmente ou em duplas, em um novo problema, ainda no laboratório. No entanto, é importante que cada aluno refaça a atividade individualmente como um exercício extra-classe, preenchendo um Formulário de Acompanhamento do Aluno. Sugerimos o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades):

poupanca-aluno-br.rtf.

Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página inicial da atividade através do seguinte ícone:



OBSERVAÇÕES TÉCNICAS

A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links

http://www.uff.br/cdme/juros/

http://www.cdme.im-uff.mat.br/juros/


ou, se você preferir, solicite que o responsável pelo laboratório da escola instale a atividade para acesso offline, isto é, sem a necessidade de conexão com a internet. Neste caso, não será possível o acesso aos links externos.

A atividade pode ser executada em qualquer sistema operacional: Windows, Linux e Mac OS. Porém, para executá-la, é preciso que o computador tenha a linguagem JAVA instalada.

A instalação da linguagem JAVA pode ser feita seguindo as orientações disponíveis no seguinte link http://www.java.com/pt_BR/.

Importante: algumas distribuições Linux vêm com o interpretador JAVA GCJ Web Plugin que não é compatível com o applet da atividade. Neste caso, recomendamos que você solicite ao responsável pelo laboratório da escola que instale o interpretador nativo da Sun, disponível no link http://www.java.com/pt_BR/.

Essa versão da atividade é melhor visualizada utilizando-se o Mozilla Firefox. Para instalá-lo, siga as orientações disponíveis no link http://www.mozilla.com/pt-BR/firefox/ e carregue novamente a atividade.

Acessibilidade: a partir da Versão 2 do Firefox e da Versão 8 do Internet Explorer, é possível usar as combinações de teclas indicadas na tabela abaixo para ampliar ou reduzir uma página da internet, o que permite configurar estes navegadores para uma leitura mais agradável.

Combinação de Teclas Efeito
Ampliar
Reduzir
Voltar para a configuração inicial

Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade.



QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Depois que os alunos resolverem a atividade em casa ou no laboratório, sugerimos que você faça em sala de aula os exercícios propostos no Formulário de Acompanhamento do Aluno, discutindo as dúvidas e salientando, mais uma vez, os principais conceitos.



REFERÊNCIAS

Farias, A. M. L.; Laurencel, L. C. Números Índices. Apostila. Departamento de Estatística. Niterói: UFF 2008 (versão para download em http://www.professores.uff.br/anafarias/numindice_2008.pdf

IBGE. Para compreender o INPC: um texto simplificado. Coordenação de Índices de Preços, 5a. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. (versão para download em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/INPC2006.pdf



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