Nessa atividade, você irá explorar as propriedades de eventos aleatórios e suas probabilidades a partir do experimento aleatório que consiste em sortear uma pessoa de um grupo formado por 28 meninos e meninas.

A cada desafio, a composição desse grupo será alterada. Os eventos serão definidos segundo o sexo da pessoa e características de sua vestimenta. Os itens de vestuário de interesse são blusa, saia, vestido, tênis, calça ou bermuda.

Você deverá marcar os elementos pertencentes a 2 eventos aleatórios A e B definidos no enunciado. Em seguida, você será solicitado a identificar os elementos pertencentes a um terceiro evento D, resultado de alguma operação envolvendo A e B. As operações possíveis são interseção, união ou diferença. Por fim, você terá que calcular a probabilidade deste evento D.

Para marcar os elementos pertencentes a um dos eventos, basta clicar na caixinha correspondente. Cada clique marca ou desmarca a caixinha.

Clique aqui para iniciar a atividade!



Creative Commons License


Responsável: Ana Maria Lima de Farias
Idealização: Ana Maria Lima de Farias, João Marcos de Souza Carvalho e Hugo de Oliveira Barbalho
Programação: João Marcos de Souza Carvalho e Hugo de Oliveira Barbalho
Revisão: Vera Regina Flores

Probabilidade: Bonecos - Versão 25/01/2010
Atualizações desta atividade estarão disponíveis nos seguintes endereços:
http://www.uff.br/cdme/
http://www.cdme.im-uff.mat.br/

Dúvidas? Sugestões? Nós damos suporte! Contacte-nos pelo e-mail:
conteudosdigitais@im.uff.br.