|
Caro professor, caso tenha qualquer questionamento,
não hesite em nos contactar pelo e-mail:
|
DESCRIÇÃO |
Nessa atividade são apresentados vários exercícios sobre razão, porcentagem e razões equivalentes. Os exercícios abordam diferentes situações-exemplo e para cada uma delas há vários conjuntos de valores diferentes. A escolha do conjunto de valores é feita aleatoriamente pelo programa, aumentando-se, assim, as opções de exercícios. |
OBJETIVOS |
O objetivo dessa atividade é explorar geometricamente os conceitos de razão, taxas e porcentagens, visando o estudo de taxas de variação, juros simples e compostos. Ênfase especial é dada aos seguintes conceitos: |
QUANDO USAR? |
Essa atividade explora conceitos que são fundamentais para a compreensão dos princípios básicos de matemática financeira relacionados a juros compostos. Assim, ela pode ser usada como uma introdução ao estudo de juros simples e compostos. |
COMO USAR? |
Embora a seleção dos problemas seja feita aleatoriamente pelo programa, caso seja possível, esta atividade pode ser apresentada durante uma aula em um laboratório de informática. Com o auxílio de um datashow (projetor multimídia), você, professora ou professor, deve apresentar um dos problemas e discutir passo a passo a solução.
Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através do seguinte ícone: |
OBSERVAÇÕES TÉCNICAS | ||||||||
A atividade pode ser acessada usando a internet, através dos links
http://www.uff.br/cdme/razaoporcentagem/
Vantagens deste esquema: (1) além de áreas de texto, este sistema de teclas amplia também figuras e aplicativos FLASH e (2) o sistema funciona para qualquer página da internet, mesmo para aquelas sem uma programação nativa de acessibilidade. |
DICAS | ||||||||||
Os conceitos apresentados nessa atividade, apesar de simples, muitas vezes são erroneamente interpretados pelos alunos. Eis alguns pontos que você, professor, deve enfatizar.
|
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE |
Depois que os alunos resolverem a atividade em casa ou no laboratório, sugerimos que você faça em sala de aula os exercícios propostos no Formulário de Acompanhamento do Aluno, discutindo as dúvidas e salientando, mais uma vez, os principais conceitos. |
REFERÊNCIAS |
Farias, A. M. L.; Laurencel, L. C. Números Índices. Apostila. Departamento de Estatística. Niterói: UFF 2008 (versão para download em http://www.professores.uff.br/anafarias/numindice_2008.pdf
|
|