Para girar o cubo, clique e arraste o mouse. Para ampliar ou
reduzir a cena, clique na figura e, mantendo o botão direito pressionado, arraste o mouse.
Para ajustar o nível de transparência da esfera, clique na área onde a esfera
está desenhada e, então, pressione as teclas 1 e 2 para, respectivamente,
diminuir e aumentar o nível de transparência.
Para ajustar a perspectividade da cena, use as teclas 3 e 4.
A tecla 5 reinicia a configuração
Usando geradores pseudoaleatórios, o aplicativo desta atividade sorteia triplas
ordenadas (x, y, z) no cubo unitário [0, 1] × [0, 1] × [0, 1], onde as variáveis x, y e z estão uniformemente distribuídas no intervalo [0, 1].
O aplicativo oferece dois geradores pseudoaleatórios: o gerador congruente linear
e o gerador Mersenne Twister. O gerador congruente linear é
definido pela fórmula recursiva
xn + 1 = (a xn + c) mod m,
onde x0 = s.
Mais detalhes sobre geradores são
apresentados na Parte 2 desta atividade.
No aplicativo, você pode mudar os valores dos parâmetros
m, a, c e s: basta clicar no campo correspondente e alterar o valor.
Atenção: neste procedimento, todos os registros de frequência serão reinicializados!
O aplicativo conta o número de triplas sorteadas no cubo unitário
[0, 1] × [0, 1] × [0, 1] e o número de triplas ordenadas sorteadas que estão
na esfera de centro (1/2, 1/2, 1/2) e raio 1/2.
A partir destas contagens, o programa calcula a razão
r = (número de pontos na esfera)/(número total de pontos sorteados)
e o número r × 6. Como a probabilidade de um ponto
sorteado no cubo unitário [0, 1] × [0, 1] × [0, 1] estar na esfera de centro (1/2, 1/2, 1/2) e raio 1/2
é igual a
p = (volume da esfera)/(volume do cubo) = [4 × π × (1/2)3/3]/1 = π/6
segue-se que (teoricamente) o número r × 6 calculado pelo programa
deve convergir para o número π.
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