Guia do Professor |
I - ÁREAS DE ENSINO E OBJETIVOS II - PRÉ-REQUISITOS PARA A REALIZAÇÃO III - TEMPO PREVISTO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES IV - SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS a) Comentários sobre os procedimentos na sala de aula b) Comentários sobre os procedimentos na sala de informática. V - DICAS E COMENTÁRIOS VI - SUGESTÃO PARA A AVALIAÇÃO DO ALUNO |
Guia do Professor em PDF |
Avalie-nos!!! |
|
As atividades com o jogo eletrônico podem ser realizadas em uma hora/aula e as complementares, em mais duas horas. |
a) Comentários sobre os procedimentos na sala de aula
|
Durante a realização das atividades, o professor(a) deve supervisionar o desenvolvimento das tarefas, intervindo no procedimento apenas quando solicitado, pois esse deve ficar sob a responsabilidade do aluno por meio de sua interação com o computador. |
Caro colega, percebeu como tarefas aparentemente lúdicas e que podem ser realizadas até mesmo nas séries elementares, ocultam informações relevantes e adequadas para a construção de um conceito matemático abstrato a ser desenvolvido posteriormente em séries mais avançadas do Ensino Médio?
Você sabia que o estabelecimento de estratégias de ação como as necessárias para o desenrolar desse jogo é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de visualização geométrica do aluno? Isso ocorre por meio do posicionamento dos pontos e da avaliação das distâncias entre os objetos colocados ou desenhados no ambiente plano do jogo. Por outro lado, o êxito nas ações com o jogo, auxilia a formação da autoconfiança e do espírito de independência do aluno.
|
Site do Laboratório de Ensino de Geometria da UFF (LEG). Contém uma coleção de fotos e artigos relacionados aos materiais concretos produzidos no LEG. DARVAS, G. Symmetry, invariance, harmony: The Interpretation of the Concept of Symmetry in Everyday Life, Science and Art. Boston: Birkhäuser. 2007. HOLDEN, A. Shapes, Space and Symmetry. Nova York: Dover Publications. 1971. VELOSO, E. Geometria: Temas Atuais - Materiais para Professores. Lisboa: Instituto de Inovação Cultural. 1998. |
Brincando com Simetria em Exposição de Museu Interativo do LEG Foto do Acervo do LEG |
Responsável: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff. |
|
Idealização: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto. |
|
Programação: |
Carol Cruz de Carvalho, Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Júnior e Pedro Thiago de Souza Catunda Mourão. |
|
Revisão: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Manoel Mariano Siqueira Júnior.
|