PARTE 4: VOLUME APROXIMADO PELO MÉTODO DOS TRONCOS DE CONE

  [Instruções no final desta página!] [Comandos Básicos]

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INSTRUÇÕES

A partir de uma função f e de dois números reais a e b, considere a região R formada pelos pontos (x, z) no plano xz que satisfazem as condições: x está entre a e b e z está entre f(x) e 0 (zero). Esta região, ao ser girada em torno do eixo x, define um sólido de revolução. A superfície de revolução correspondente é definida girando-se apenas a fronteira da região R.

O aplicativo desta atividade permite calcular aproximações para o volume do sólido de revolução usando o método dos troncos de cone, o qual consiste em aproximar o sólido de revolução por uma sequência de troncos de cones circulares retos) justapostos e perpendiculares ao eixo de revolução. O volume de cada tronco de cone é fácil de se calcular. Ele é igual a (1/3) π h (r2 + 2 r R + R2), onde h, r e R são, respectivamente, as medidas da altura, do raio da base circular menor e do raio da base maior do tronco de cone. A soma dos volumes dos troncos de cone fornece uma aproximação para o volume do sólido de revolução. Mais precisamente, o intervalo [a, b] é dividido em n subintervalos [xi, xi+1] de mesmo tamanho e, em cada subintervalo, a função f é aproximada por uma função afim cujo gráfico passa pelos pontos (xi, f(xi)) e (xi+1, f(xi+1)). Esta função “afim por partes” define uma nova região que, ao ser girada em torno do eixo x, produz a sequência de troncos de cones justapostos. Se n tende a infinito, para uma classe de funções f “bem comportadas”, a soma dos volumes dos troncos de cone tende ao volume do sólido de revolução.

Dica 1: para reiniciar o aplicativo, clique no botão “Atualizar” do seu navegador ou pressione a tecla F5.

Importante: ao especificar um número decimal nos campos de entrada do aplicativo, use um ponto “.” ao invés de uma vírgula “,” (por exemplo, use 1.15 e não 1,15). Você pode entrar com frações (por exemplo, 1/3), potências (por exemplo, 2^3) e raízes quadradas (por exemplo, sqrt(2)). A constante π é representada pela palavra pi (por exemplo, 2 pi para indicar 2 π). A tabela abaixo exibe algumas das funções elementares que podem ser usadas no aplicativo.

Notação Descrição
+,-,*,/ soma, subtração, multiplicação e divisão
x^2 x ao quadrado
2^x 2 elevado a x
x^(1/2) ou sqrt(x) raiz quadrada de x
abs(x) o módulo de x
sen(x) o seno de x
cos(x) o cosseno de x
tg(x) a tangente de x
ln(x) o logaritmo natural de x
exp(x) a exponencial de x na base e
max(x, cos(x)) o máximo entre x e cosseno de x
min(1/2, sen(x)) o mínimo entre 1/2 e seno de x

Também é possível especificar funções definidas por partes através do comando “se”. Por exemplo, se você digitar o seguinte comando

se(x < 3, x + 3, 9 - x)

para o campo “f(x) =”, a seguinte função será definida:

O comando “se” pode ser combinado para definir funções com mais do que suas sentenças. Por exemplo, se você digitar o seguinte comando

se(x < 3, x + 3, se(x < 5, 9 - x, x - 1))

para o campo “f(x) =”, a seguinte função será definida:


Dica 2: as teclas de atalho do aplicativo estão indicadas abaixo. Para usá-las, você deve primeiro clicar no fundo da janela de visualização onde a superfície é exibita e, então, pressionar a tecla de atalho desejada.

Tecla Ação
1

Esconde a parte “f” da superfície. Pressione esta tecla novamente para exibi-la.
2

Esconde a parte “a” da superfície. Pressione esta tecla novamente para exibi-la.
3

Esconde a parte “b” da superfície. Pressione esta tecla novamente para exibi-la.
4

Esconde os troncos de cone. Pressione esta tecla novamente para exibi-los.
5

Alterna entre o método dos troncos de cone e o método dos discos.
8

Aumenta a perspectividade da câmera (mantenha a tecla pressionada).
9

Diminui a perspectividade da câmera (mantenha a tecla pressionada).
f

Faz com que a superfície ocupe toda a área da janela de visualização.
c

Centraliza a superfície na área da janela de visualização.
r

Reconfigura a câmera para seus parâmetros iniciais (incluindo o valor inicial da perspectividade da câmera).
w

Inicia a rotação automática (clique e arraste a superfície e, então, pressione a tecla).
q

Cancela a rotação automática.

Dica 3: para imprimir a superfície de revolução, dê um clique rápido na área onde a superfície está desenhada (para que ela ganhe o foco) e, então, mantendo a tecla “CTRL” pressionada, pressione a tecla “p”. Uma janela aparecerá solicitando permissão para a impressão. Ative a opção que diz “permitir sempre” (“always allow”), confirme e pronto!


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