ATIVIDADE 1 | |
Conhecendo uma Razão Trigonométrica: |
Para realizar as atividades que se seguem você vai precisar de régua, transferidor e do Conjunto de Triângulos Retângulos. Observe os triângulos desenhados e as tabelas. |
TABELA 1 Imprima as tabelas para preencher. | TABELA 2 | ||||||||
Menor Ângulo Agudo |
Cateto Oposto ao Menor Ângulo Agudo |
Hipotenusa (hip) |
comaa |
Maior Ângulo Agudo | Cateto Oposto ao Maior Ângulo Agudo |
Hipotenusa |
COMAA |
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1. | |||||||||
2. | |||||||||
3. | |||||||||
4. | 30º | 4,6 | 9,2 | 0,5 | 60º | 8,0 | 9,2 | 0,869 | |
5. | 30º | 5,4 | 10,9 | 0,495 | 60º | 9,5 | 10,9 | 0,872 | |
6. | 30º | 6,8 | 13,7 | 0,496 | 60º | 11,9 | 13,7 | 0,869 | |
7. | |||||||||
8. | |||||||||
9. |
a) Observe a tabela 1 e escolha um dos desenhos de triângulo retângulo. Meça o tamanho do menor ângulo agudo. Meça o tamanho do cateto oposto a esse ângulo e o da hipotenusa. Coloque essas medidas na tabela 1.
b) Divida a medida do cateto pela da hipotenusa e coloque o resultado na tabela 1.
c) Repita os procedimentos para os outros triângulos retângulos.
d) Na tabela 1, escolha um par de triângulos que tenham os menores ângulos agudos iguais. O que você observa em relação às razões correspondentes a esses dois triângulos?
e) Ainda na tabela 1, escolha outro par de triângulos com lados diferentes, mas com os mesmos ângulos. O que você observa na tabela? Você acha que isto ocorre para qualquer par de triângulos retângulos com ângulos iguais e lados diferentes?
f) Em um dos desenhos, meça o tamanho do maior ângulo agudo. Meça o tamanho do cateto oposto a esse ângulo agudo e o da hipotenusa. Divida a medida do cateto pela da hipotenusa. Coloque todos os valores na tabela 2.
g) Repita os procedimentos para os demais triângulos retângulos, colocando os resultados na tabela 2.
h) Tome um par de triângulos que tenham os maiores ângulos agudos iguais. O que você observa em relação às razões correspondentes a esses dois triângulos?
i) Escolha outro par de triângulos com tamanhos dos lados diferentes, mas com os ângulos iguais. O que você observa em relação às razões correspondentes aos dois triângulos? Você acha que isto ocorre para qualquer par de triângulos retângulos com ângulos agudos iguais e lados diferentes?
j) Escolha uma medida de ângulo agudo e desenhe dois triângulos retângulos com medidas de lados diferentes, porém com um dos ângulos tendo a medida escolhida. Chame este ângulo de Â. Para cada um dos triângulos desenhados, calcule, razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo  e a da hipotenusa. O que você observa?
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Responsável: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff. |
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Idealização: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto. |
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Programação: |
Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Júnior e Pedro Thiago de Souza Catunda Mourão. |
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Revisão: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Manoel Mariano Siqueira Júnior. |