Módulos

Experimento 1
 
Experimento 1:
O que é? O que é?


Tente descobrir qual é o objeto representado na figura ao lado. Nos vários passos deste experimento, ele será apresentado com recursos visuais e de interação diferentes.


Experimento 2
 
Experimento 2:
O que é? O que é?


Tente descobrir qual é o objeto representado na figura ao lado. Nos vários passos deste experimento, ele será apresentado com recursos visuais e de interação diferentes.


Experimento 3
 
Experimento 3:
O que é? O que é?


Tente descobrir qual é o objeto representado na figura ao lado. Nos vários passos deste experimento, ele será apresentado com recursos visuais e de interação diferentes.


Experimento 4
 
Experimento 4:
O que são? O que são?


Tente descobrir quais são os três objetos representados na figura ao lado. Nos vários passos deste experimento, eles serão apresentados com recursos de interação diferentes.


Interlúdio 1
 
Interlúdio 1:
Projeções em Perspectiva


Neste módulo estudaremos algumas das propriedades de uma projeção em perspectiva.


Experimento 5
 
Experimento 5:
Pontos de Fuga em Obras de Arte e Fotografias


Neste módulo identificaremos pontos de fuga em obras de arte e fotografias.


Experimento 6
 
Experimento 6:
Falsa Perspectiva


Neste módulo estudaremos uma gravura produzida em 1754 pelo inglês William Hogarth, que a concebeu com o propósito de mostrar que, sem o conhecimento da teoria da perspectiva, um pintor pode fazer desenhos absurdos.


Experimento 7
 
Experimento 7:
Desvendando Os Segredos dos Desenhos de Escher


O artista holandês Maurits Cornelis Escher inventou vários desenhos instigantes. Nos vários passos deste experimento, desvendaremos algumas das técnicas empregadas por Escher e por outros artistas na confecção destes desenhos.



Creative Commons License

Responsável: Humberto José Bortolossi.
Idealização: Humberto José Bortolossi.
Programação: Mayara Andrade Viana e Humberto José Bortolossi.
Revisão: Mayara Andrade Viana e Humberto José Bortolossi.
Biblioteca gráfica: JavaView – Interactive 3D Geometry and Visualization.

Projeções em Perspectiva Versão 14/05/2010
Atualizações desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Endereço alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br/.

Dúvidas? Sugestões? Nós damos suporte! Contacte-nos pelo e-mail:
conteudosdigitais@im.uff.br.