Decidir como usar o computador é uma questão que depende de alguns fatores: número
de alunos na turma, número de computadores disponíveis no laboratório de informática e tempo disponível
em sala de aula. Em virtude disto, vamos sugerir três estratégias de uso desta atividade:
1.
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Como um exercício extraclasse.
Nesta modalidade, você pode propor a atividade para seus alunos como um dever de casa (valendo um ponto extra),
para ser realizado fora do tempo de sala de aula, isto é, em um horário livre no laboratório
da escola ou na própria casa do aluno, caso ele possua um computador. Você pode definir
um prazo pré-determinado para a realização da atividade (por exemplo, uma semana).
Achamos que não é preciso que você explique o funcionamento do software da atividade,
pois incluímos uma animação ilustrando todos os seus recursos. Naturalmente,
no decorrer do prazo do dever de casa, você poderá tirar dúvidas eventuais de seus alunos.
Para tornar o trabalho mais orientado e focado, recomendamos fortemente que o dever de casa seja conduzido através
de algumas questões que os alunos deverão estudar com o auxílio do software
da atividade. O formulário de acompanhamento do aluno, apresentado mais embaixo,
sugere vários exercícios. Este formulário também será útil como instrumento para uma discussão posterior em sala de aula
(quando da devolução do formulário) e fornecerá subsídios para uma possível avaliação.
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2.
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Em sala de aula com um projetor multimídia (datashow)
Se você tiver acesso a um projetor multimídia (datashow) ou a um
computador ligado na TV, você poderá usar o software desta atividade em sala de aula
para, por exemplo, ao invés de desenhar os poliedros no quadro, exibi-los e manipulá-los
através do computador. Se houver tempo, mesmo alguns exercícios do formulário de acompanhamento do aluno
poderão ser resolvidos em sala de aula sob sua orientação.
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3.
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Como uma atividade de laboratório sob a supervisão do professor.
A grande vantagem desta modalidade é que você poderá acompanhar de perto
como os seus alunos estão interagindo com o computador.
Sugerimos que você apresente o jogo aos alunos, resolvendo um dos desafios como exemplo e,
a partir daí, deixe-os brincar livremente, intervindo apenas quando necessário.
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Principalmente nas modalidades 1 e 3, recomendamos fortemente que o aluno
preencha algum tipo de questionário de acompanhamento, para avaliação posterior. Sugerimos
o seguinte modelo (sinta-se livre para modificá-lo de acordo com suas necessidades):
tomografia-aluno.rtf.
Este formulário de acompanhamento do aluno também estará acessível na página principal da atividade através
do seguinte ícone:
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As respostas dos questionamentos propostos neste formulário não estão incluídas com a atividade,
mas elas podem ser solicitadas através do e-mail conteudosdigitais@im.uff.br.
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