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ATIVIDADE 2
Jogo Queimada com Obstáculos sobre uma Folha de Papel

Esse jogo é para uma dupla de jogadores. Escolha um amigo para jogar com você.

Material Necessário: Para realizar essa atividade, vocês vão precisar de uma folha de papel tamanho ofício ou A4, totalmente em branco; duas canetas tipo hidrocor e de cores diferentes.

Preparação e Apresentação do Jogo

Montagem do jogo

(a) Vocês devem decidir quem divide a folha de papel por meio de um segmento de reta. Cada parte da folha será o campo de jogo de um jogador.

(b) Cada um escolhe um campo e desenha nele três obstáculos (por exemplo, uma pedra, uma caixa de areia, um canteiro de flores etc.) e seis bonecos, sendo que um deles deve ser colocado dentro de um círculo. Esse boneco será o capitão do campo.

(c) Vocês devem decidir quem começa a jogar.

Regras do Jogo
Como jogar

A bola do jogo é jogada de um campo para outro da quadra, da seguinte maneira:

(a) marca-se um ponto no campo do atirador;

(b) dobrando a folha ao longo da linha divisória da quadra, transporta-se o ponto para o campo adversário, por meio de decalque.

Quando o ponto transportado atinge um dos bonecos, diz-se que este boneco foi queimado.

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é se obter mais pontos, quando um dos capitães for queimado. Devendo o capitão ser queimado em último lugar.

Pontuação do jogo

A pontuação de cada jogada é feita da seguinte maneira:

(a) um ponto ganho para cada boneco queimado;

(b) um ponto perdido para cada obstáculo do campo adversário atingido;

(c) três pontos perdidos quando o círculo do capitão for atingido sem que os demais bonecos do adversário estejam queimados.

Quer ganhar?

Veja se consegue responder as perguntas

(a) Você observou que o jogo mostra a vista de topo da quadra, ou seja, como se o observador estivesse vendo-a de um ponto acima dela?

(b) O tamanho dos bonecos jogadores e do capitão influencia o jogo? É preferível escolher (desenhar) bonecos grandes ou pequenos?

(c) O tamanho dos obstáculos influencia?

(d) A localização de um jogador junto a um obstáculo influencia a jogada? Ou seja, é melhor se colocar um boneco próximo ou longe de um obstáculo? Dá para um boneco se esconder atrás de um obstáculo?

(e) O tamanho da bola influencia na jogada?

(f) Existe alguma situação na qual se consegue queimar mais de um jogador?

(g) Existe alguma situação na qual se pode ganhar e perder ponto ao mesmo tempo?

(h) Pense em outros fatores que podem influenciar o resultado do jogo.


     


Creative Commons License


Responsável:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff.
Idealização:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto.
Programação:
 
Carol Cruz de Carvalho, Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Júnior e Pedro Thiago de Souza Catunda Mourão.
Revisão:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Manoel Mariano Siqueira Júnior.

Elaborado no LEG - Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense.

Função Simetria Axial Plana Versão 20/03/2010
Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Site alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br.
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