Página inicial Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade 5 Desafio
Role a página

ATIVIDADE 3
Reconhecendo as Propriedades Geométricas Envolvidas no
Jogo Queimada com Obstáculos

Material Necessário: Para realizar essa atividade, você vai precisar da folha do desenho do Jogo Queimada com Obstáculos sobre uma Folha de Papel; régua, esquadro, transferidor, duas canetas do tipo hidrocor de cores diferentes.


Nesta atividade, chame de pontos simétricos em relação à reta de separação dos campos do jogo Queimada com Obstáculos ao par de pontos de cada jogada, formado pelo ponto do campo do atirador e pelo correspondente, do campo do adversário.

a) Como vocês dividiram a folha de papel para obter os campos? Tentem justificar a resposta.

b) A divisão dos campos na folha corresponde à mostrada na foto ou é diferente? Discuta com seu colega se ela poderia ser diferente.

c) A orientação dada na atividade anterior sobre a divisão da "folha de papel por meio de um segmento de reta" indica como vocês deveriam dividir a folha? Por quê?

d) Agora, escolha um par de pontos simétricos do desenho do jogo e meça a distância entre eles.
Foto do Acervo do LEG

e) Meça a distância de cada ponto considerado no item anterior à reta de separação dos campos.

f) Por meio de um segmento de reta una este mesmo par de pontos simétricos. Meça o ângulo formado pelo segmento traçado e pela reta divisória dos campos.

g) Repita os itens anteriores para outros pares de pontos simétricos. O que você observa?

h) Se você quiser atingir um ponto no campo do adversário do qual ele já atirou uma bola, em que local do seu campo você deverá jogá-la? E se ele quisesse atingir um ponto do seu campo do qual você tivesse atirado uma bola?

i) Você seria capaz de jogar Queimada com Obstáculos utilizando apenas papel, régua e esquadro sem dobrar o papel? Descreva como faria.


  


Creative Commons License


Responsável:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff.
Idealização:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto.
Programação:
 
Carol Cruz de Carvalho, Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Júnior e Pedro Thiago de Souza Catunda Mourão.
Revisão:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Manoel Mariano Siqueira Júnior.

Elaborado no LEG - Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense.

Função Simetria Axial Plana Versão 20/03/2010
Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Site alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br.
Dúvidas? Sugestões? Nós damos suporte! Contacte-nos pelo e-mail:
conteudosdigitais@im.uff.br.