Para realizar as atividades que se seguem você vai precisar:
a) Coloque uma folha de papel em branco na Prancheta de Apoio. Trace duas retas perpendiculares, tais que, o ponto de interseção esteja aproximadamente no
centro da folha. Nomeie-as de x e y. Marque dois pontos na reta x de maneira que sejam simétricos em relação à
y. Chame-os de F
1 e F
2.
b) Coloque um percevejo em um dos furos da Tira de Papel para Desenhar Cônicas
e prenda-o no ponto F
1. Pegue um pedaço de barbante de comprimento menor que 10 cm e amarre-o no outro
furo da Tira de Papel para Desenhar Cônicas. Amarre um percevejo na outra ponta do barbante e prenda-o no ponto F
2.
Com o lápis, estique o barbante de modo a encostá-lo na Tira de Papel e a movimente em torno de F
1, mantendo a ponta do lápis encostada na folha de papel e o barbante
esticado. Pare quando o lápis chegar ao final do barbante. Repita este procedimento, colocando o barbante no ponto F
1 e a Tira de Papel em F
2, girando-a agora em torno deste ponto. O que você pode observar? Você já viu alguma curva parecida com esta?
Você sabe o nome dela?
Agora você vai realizar uma tarefa para chegar à equação analítica da hipérbole. Para tanto, deve seguir a sequência de passos a seguir:
c) Tome o desenho da hipérbole que você obteve. Você consegue observar alguma relação entre a distância dos pontos da hipérbole e seus focos, ou seja, entre o comprimento do barbante e os pontos F
1 e F
2?
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Fotos do Acervo do LEG. |
Observe que quando se constrói a hipérbole, à medida que a ponta do lápis se afasta do ponto F
1 se afasta a mesma medida do ponto F
2.
Com isso, pode-se então definir hipérbole como: o conjunto dos pontos do plano tais que, o módulo da diferença das distâncias a dois pontos fixos é constante.
d) Tomando as retas x e y como um sistema cartesiano, você conseguiria deduzir a equação da hipérbole? Discuta com seus colegas de que maneira isso poderia ser feito.
e) Seja c a distância dos focos à origem. Tome os focos F
1 = (-c, 0) e F
2= (c, 0), e P = (x, y) um ponto da hipérbole. Pela definição de hipérbole temos que
|d(F
l, P) - d(F
2, P)| = 2a
Logo,
d((x, y), (-c, 0)) - d((x, y), (c, 0)) = 2a
√[(x + c)
2 + y
2] - √[(x - c)
2 + y
2] = 2a
f) Você conseguiria, partindo da equação acima chegar à equação (c
2 - a
2)x
2 - a
2y
2 = a
2(c
2 - a
2)?
Fechando ideias...
Você poderia fazer o seguinte:
√[(x + c)2 + y2] - √[(x - c)2 + y2] = 2a, ou seja √[(x + c)2 + y2] = 2a + √[(x - c)2 + y2]
Elevando os dois membros ao quadrado, então:
(x + c)2 + y2 = 4a2 + 4a√[(x - c)2 + y2] + (x – c)2 + y2
x2 + 2xc + c2 = 4a2 + 4a√[(x - c)2 + y2] + x2 - 2xc + c2
4xc = 4{a2 + a√[(x - c)2 + y2]}, isto é,
xc – a2 = a√[(x - c)2 + y2]
Elevando novamente ao quadrado:
(xc – a2)2 = a2{√[(x - c)2 + y2]}2, ou seja,
x2c2 - 2a2xc + a4 = a2 [x2 - 2xc + c2 + y2]
a4 – 2a2xc + x2c2 = a2x2 - 2a2xc + a2c2 + a2y2
(c2 - a2)x2 - a2y2 = a2(c2 - a2)
Pela definição, tem-se que 2c > 2a, logo c > a e a > 0, então fazendo-se
c2 - a2 = b2,
tem-se b2x2 - a2y2 = a2b2.
Então,
x2/a2 - y2/b2 = 1
Em Geometria, esta equação é conhecida como equação reduzida da hipérbole de centro na origem do plano cartesiano.
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CURIOSIDADES!!!
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Formas parabólicas e hiperbólicas em telescópios
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Você sabia que os telescópios de reflexão funcionam segundo uma aplicação óptica da hipérbole?
Esses aparelhos são constituídos basicamente por dois espelhos, um maior, que é parabólico, e outro menor, que é hiperbólico. Esses dois espelhos estão dispostos de maneira que os eixos da parábola e da hipérbole coincidem e o foco da primeira coincide com um dos da segunda. Veja em Cônicas. |
Formas cônicas em jogos de bilhar |
Sabia que as cônicas também têm inspirado a criação de diversos tipos de jogos.
Na exposição Atractor, encontram-se três jogos de bilhar cujas mesas têm formas peculiares: um bilhar elíptico, outro hiperbólico e um terceiro, parabólico.
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Formas cônicas em diversas aplicações |
Veja no site da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa mais aplicações dessas curvas.
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Questionário de desafios
Veja um questionário com desafios matemáticos interessantes e que utilizam conhecimentos advindos das Curvas Luminosas.
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