Para realizar as atividades que se seguem você vai precisar do:
a) Pegue o cilindro de papel-cartão construído a partir do Material para Estudo de Seções Planas. Faça um corte segundo um plano paralelo à base, cortando o cilindro ao meio. Tome a parte superior e, com a tinta, pinte a borda da base obtida pelo corte e pressione-a sobre o papel. O que você observa? O mesmo ocorreria se tivesse pintado a base da parte inferior, obtida pelo corte do cilindro original?
b) Nos dois cilindros originados do corte anterior e na altura que desejar, faça novos cortes segundo planos paralelos às bases. Pinte as bordas de cada base das partes obtidas pelo corte. Pressione-as sobre o papel. O que você observa? Essas curvas são parecidas com aquelas que você obteve a partir de somente um corte do cilindro original?
c) Pegue agora o cilindro de isopor do Material para Estudo de Seções Planas e na sua altura média faça um corte paralelo à base. Tome a parte superior e com a tinta, pinte a base obtida pelo corte e pressione-a sobre o papel. O que você observa? O mesmo ocorreria com a parte inferior obtida pelo corte?
d) Nos dois cilindros de isopor originados do corte anterior e na altura que desejar, faça novos cortes paralelos à base. Pinte as bases obtidas pelos cortes e pressione-as sobre o papel. Essas formas curvas são parecidas com as que você obteve no corte do cilindro de isopor original?
e) Existem diferenças entre as formas curvas carimbadas obtidas dos dois modelos de cilindro (em papel-cartão e em isopor)? Se existem, quais são essas diferenças?
f) As figuras formadas pelos cortes do primeiro cilindro e pelos do segundo são iguais? Se não, em que diferem?
g) Observe as animações a seguir. Existem diferenças entre a do primeiro e a do segundo cilindro? Olhando para cada um dos modelos dos cilindros, você saberia dizer se os seus cortes são sempre figuras com a mesma forma?
h) Agora, imagine um cone. Qual seriam as figuras formadas por cortes planos horizontais à sua base?
i) Em que são parecidas e em que diferem as figuras formadas pelos cortes do cone e do cilindro? Tem dúvida? Então pegue o modelo do cone construído a partir do Material para o Estudo de Seções Planas e refaça as tarefas dos itens a) a f).
j) Observe as animações eletrônicas em que aparecem as representações das superfícies do cilindro e do cone. Qual é a relação entre o tamanho da figura, originada a partir de um corte do cone e a distância da base em que o corte foi feito?