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ATIVIDADE 4
Conhecendo a parábola por meio de dobraduras de papel

Para realizar as atividades que se seguem você vai precisar:

  • Fotos do Acervo do LEG.
a) Dobre o papel-vegetal de forma a ter um segmento de reta, e chame-o de r.

b) Marque um ponto F qualquer fora de r.

c) Com caneta hidrocor, pinte r e o ponto F.

d) Agora, posicione o ponto F sobre r, dobre e vinque o papel.

e) Repita o procedimento acima para pontos em diferentes posições de r. Faça isso, pelo menos 30 vezes.

f) Passe o lápis sobre as partes das dobras onde elas parecem formar uma curva.

g) Qual corte do Conjunto de Cortes do Cone é parecido com a curva que você obteve com as dobraduras?

h) Se você utilizar um outro segmento de reta e outros pontos diferentes dos anteriores, acha que irá obter uma curva parecida com a anterior? Tente fazer isso em outra folha de papel vegetal.

i) Você saberia dizer se as curvas assim formadas pelas retas são sempre parecidas? Em que elas se parecem e em que elas se diferem?

j) Veja na tela a construção eletrônica que representa as dobras que você fez com o papel-vegetal. A reta em verde representa o vinco no papel, a reta em preto representa a reta r.

Com o mouse, arraste o ponto Q e observe as curvas que vão se formando pela movimentação das retas verdes. Para limpar os traços dessas retas, clique no ícone localizado no canto superior direito.

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  • A parábola como curva envolvente de uma família de linhas retas.

    Fotos do Acervo do LEG.

    Saiba que a figura obtida é a representação de uma parábola, o ponto F é chamado de foco da parábola e a reta r chamada de diretriz.

    Você deve ter percebido que, nas dobraduras com papel-vegetal, mesmo quando se faz uso de segmentos de retas diferentes e de outros pontos, as retas continuam a formar curvas com a forma de parábolas.

    A forma parabólica aparece a partir de um emaranhado de linhas retas que a “criam”. A parábola é, portanto, a curva envolvente dessas linhas retas.
           


Creative Commons License


Responsável:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff.
Idealização:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Bárbara Gomes Votto e Luana Sá de Azevedo.
Programação:
 
Erick Baptista Passos e Manoel Mariano Siqueira Junior.
Revisão:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Luana Sá de Azevedo.

Elaborado no LEG - Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense.

Cônicas Versão 15/03/2010
Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Site alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br.
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