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ATIVIDADE 6
Aprendendo com o Tangram Triangular

Para realizar esta atividade você precisará construir um jogo Tangram Triangular.

 
Considere os nomes das peças do jogo da seguinte maneira:


a) Usando as duas menores peças possíveis, monte as formas de um paralelogramo e de um trapézio.

b) Sobre uma folha de papel em branco e usando três peças, tente formar um triângulo com os lados de mesmas medidas. Com a ponta de um lápis, contorne-o. Dá para construir um outro triângulo com a mesma forma? Contorne-o, com um lápis de outra cor.

c) Compare os desenhos dos dois triângulos, usando a régua e o transferidor, faça uma análise das medidas dos lados e ângulos. O que conclui?

d) Você conseguiria montar um triângulo, que não seja equilátero, usando uma quantidade qualquer das peças?

e) Usando apenas quatro peças, forme um paralelogramo de lado maior igual a 6 vezes a medida do lado da Peça 1.

f) Utilizando oito peças, construa um trapézio e um triângulo diferente daquele que originou o jogo.

g) Com oito peças, construa um paralelogramo cuja altura tenha por medida a metade da do triângulo original do jogo.

h) Se você soubesse a área do triângulo que originou o jogo, saberia dizer qual é a área do trapézio formado por 8 peças?

Sobre uma folha de papel em branco e com as peças com forma de triângulo (pequeno), hexágono, paralelogramo e trapézio (pequeno), tente formar um outro paralelogramo. Com uma caneta, contorne cada peça da figura.

- Com mais duas peças, transforme o paralelogramo em um trapézio. Usando uma caneta de cor diferente da anterior contorne as peças adicionadas.

- Usando relações de simetria, explique o aumento da área da figura do paralelogramo transformado na de trapézio.

- Qual é a relação entre a área do primeiro paralelogramo com a do trapézio final?
  • Relacionando triângulos, paralelogramos e trapézios

    Item Sugestões de solução
    a)     
    b)     
    c)

    Ao comparar os desenhos dos dois triângulos, você deve ter concluído que esses dois triângulos são equiláteros e que além de possuírem os lados proporcionais, possuem ângulos internos iguais, sendo assim semelhantes.

    Logo, triângulos equiláteros são sempre semelhantes.

    d)

    Não.

    e)
    f)

    O triângulo com oito peças continuará sendo equilátero e os lados terão a mesma medida do que originou o jogo. O que será diferente é a posição das peças que o compõem.
    g)
    h)             

    Você deve ter percebido que o trapézio formado pelas peças adicionais pode ser dividido em dois trapézios retângulos simétricos (com eixo de simetria sobre a sua altura), os quais por meio de movimentos de rotação podem formar um paralelogramo de mesma área do inicial. Assim, você pode verificar que a área do trapézio final é o dobro da do paralelogramo inicial.

Veja uma versão eletrônica desse jogo.  





  Questionário  

Veja um questionário com desafios matemáticos interessantes e que utilizam conhecimentos advindos dos tangrans.

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Creative Commons License


Responsável:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff.
Idealização:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto.
Programação:
 
Carol Cruz de Carvalho, Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Junior, Rafael Machado Alves e Wagner Luiz Oliveira dos Santos.
Revisão:
 
Ana Maria Martensen Roland Kaleff.

Elaborado no LEG - Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense.

Tangrans Versão 20/03/2010
Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço http://www.uff.br/cdme/.
Site alternativo: http://www.cdme.im-uff.mat.br.
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conteudosdigitais@im.uff.br.