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ATIVIDADE 6 |
Medindo a Inclinação de Objetos |
![]() Sem ter acesso ao objeto, mas conhecendo as medidas dos segmentos verticais e horizontais, você saberia como calcular a inclinação de cada um desses objetos? |
TABELA 9 | ||||||||
Inclinação do Objeto | Rampa | Passarela | Escada | Escorregador | ||||
∠P | ∠O | ∠W | ∠Z | ∠R | ∠S | ∠Q | ∠U | |
AB / BP | CD / DO | AB / BZ | CD / DW | AB / RS | CD / DS | AB / BQ | CD / DU | |
M.V. / M.H. |
b) Observe os desenhos das casas 1, 2, 3 e 4. Eles representam telhados com inclinações diferentes. Note que, a inclinação do telhado da casa 1 é: AB / BC = AB / BD e que ∠C = ∠D.![]() Como você mediria a inclinação de cada um dos lados dos outros telhados? Coloque os valores do lado direito na tabela 10 e os do esquerdo, na tabela 11.
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TABELA 10 | TABELA 11 | |||||||
M.V. | M.H. | M.V. / M.H. | M.V. | M.H. | M.V. / M.H. | |||
Casa 1 | 2,9 | 2,4 | 2,9 / 2,4 = 1,2 | Casa 1 | 2,9 | 2,4 | 2,9 / 2,4 = 1,2 | |
Casa 2 | Casa 2 | |||||||
Casa 3 | Casa 3 | |||||||
Casa 4 | Casa 4 |
d) Observe os desenhos das escadas 1, 2, 3 e 4. Cada um representa uma maneira de se apoiar uma escada de madeira em uma parede.
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e) Utilizando as tabelas 10, 11 e 12 das atividades anteriores, complete a primeira coluna da tabela 13. |
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Se quiser verificar as suas conclusões, na animação ao lado, clique sobre o círculo vermelho e arraste-o sobre o segmento vertical. |
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Responsável: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff. |
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Idealização: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Bárbara Gomes Votto. |
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Programação: |
Erick Baptista Passos, Manoel Mariano Siqueira Júnior e Pedro Thiago de Souza Catunda Mourão. |
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Revisão: |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff e Manoel Mariano Siqueira Júnior. |